Um dos principais pontos determinantes para a saúde dos pacientes de um hospital é a limpeza e conservação dos seus ambientes. Além dos equipamentos usados e da excelência dos profissionais da saúde, é necessário também uma atenção especial com os equipamentos e materiais, assim como a esterilização e desinfecção das salas de espera, cirurgia, quartos e afins.

A devida higienização é um dos cuidados essenciais para proteger todos os presentes de uma infecção hospitalar, por exemplo. Afim de garantir a melhor preservação de um hospital, muitas dessas empresas buscam a terceirização dos serviços de limpeza e conservação.

Confira 10 dicas para limpeza e conservação hospitalar:

1. Equipamentos de alta qualidade

Esse é um dos pontos mais imprescindíveis. Ao utilizar de equipamentos de qualidade, você garante uma limpeza perfeita e profunda, que te ajudará a evitar problemas futuros.

2. Produtos de limpeza de alta qualidade

Da mesma forma que os equipamentos fazem toda a diferença, os produtos utilizados na hora de limpar também influenciam na qualidade do serviço. É por isso que produtos biodegradáveis são mais adequados, porque não basta apenas usar produtos fortes, mas deve-se levar em consideração a fragilidade dos pacientes presentes no hospital.

3. Contratação de profissionais especializados

Em essência, o serviço de limpeza e conservação hospitalar se baseia no investimento de materiais e mão de obra qualificada. Da mesma forma que os profissionais do hospital influenciam na qualidade do serviço, a equipe de limpeza deve ser especializada para casos hospitalares, passando por um treinamento rigoroso.

4. Controle de riscos de contaminação

Para minimizar as chances de contaminação, deve se confiar em uma empresa de terceirização especializada em limpeza e conservação de hospitais. Dessa forma você trabalha sempre com os profissionais mais capacitados, inclusive evitando problemas na gestão da equipe de limpeza.

5. Processos de descontaminação

Nos casos de contaminação, é necessário que seja feito um processo de descontaminação nas superfícies todas, tanto dos ambientes quanto dos materiais e equipamentos. Então chegamos aos quesitos de esterilização e desinfecção.

6. Processos de desinfecção

O manuseio correto dos produtos químicos, somado à qualidade dos produtos utilizados, é a forma mais efetiva de desinfetar equipamentos hospitalares. É importante lembrar que o processo de limpeza é continuo e recorrente, não apenas após toda operação.

7. Cuidados com infecção hospitalar

A principal forma de combate à infecções hospitalares é a prevenção, porém este é um perigo muito presente no dia a dia dos hospitais. Muitos dos empecilhos nos tratamentos dos pacientes se dão por conta desse problema, então é importante manter em mente que, nesses casos, precisamos saber lidar também com imprevistos.

8. Cuidados com controle de temperatura

Muitos medicamentos, até mesmo exames e sangue para transfusão, necessitam de um controle de temperatura. É para isso que existe o processo de câmara fria, com condições de higienização dos locais de acondicionamento específicos. Levando em consideração a delicadeza e fragilidade desses itens, a equipe de limpeza deve ser altamente capacitada para limpar os locais e tomar conta de tudo.

9. Alimentação e cozinha para funcionários e pacientes

Por conta das condições dos pacientes, a cozinha hospitalar demanda uma limpeza extremamente delicada. Uma infecção alimentar pode ser até mesmo fatal se apresentada à pessoa errada.

10. Diferenciação dos materiais e biossegurança

Existe uma diferenciação que deve ser feita entre todos os tipos de materiais disponíveis e presentes em um hospital. Entre as classificações estão materiais críticos, não-críticos e semicríticos, que variam de acordo com o nível de contato com os tecidos da pele. Lembre-se que produtos esterilizáveis não devem ser desinfetados.

Contratando uma empresa de terceirização de serviços para cuidar da limpeza e conservação de hospitais, você garante um processo mais eficiente, com melhores resultados em controle, segurança e bem-estar dos pacientes, inclusive de toda a equipe de funcionários. Se houver qualquer dúvida, é só entrar em contato conosco. Caso deseje solicitar um orçamento, fale conosco através do botão abaixo: