Devido à pandemia do COVID-19, os gestores de facilities estão buscando as melhores práticas para manter seus negócios abertos, sem precisar “figurativamente” fechar as portas. Pensando no mercado, a Andorra Serviços separou algumas recomendações e conselhos práticos para os profissionais de facilities que lidam com a crise.

Veja as melhores práticas para a Gestão de Facilities durante a pandemia:

1. Não se mantenha apenas no modo reativo

Muitas empresas reagem às mudanças, principalmente pois o vírus que circula o mundo é muito instável e nós assumimos que não têm muito o que fazer, o que não é verdade. Saia do modo reativo e comece a revisar as suas políticas e procedimentos, para poder implementar as etapas necessárias para reabertura sem comprometimento da saúde de todos.

2. Invista em home office

A segurança de funcionários, clientes e visitantes tornou-se a prioridade. Sendo assim, se possível, mantenha seus funcionários ativos na empresa, porém invista em soluções à distância. Muito pode ser feito de casa hoje em dia, portanto o home office pode ser uma solução para seus problemas.

3. Mantenha a distância entre as equipes

Caso o home office não seja ideal para você, opte por uma rotação de equipes. Além de manter o distanciamento recomendado, trabalhe com menos equipes simultaneamente. Cada dia da semana, uma equipe diferente pode comparecer ao ambiente de trabalho, evitando assim aglomerações.

4. Oriente seus funcionários e cliente

Como gestor, é seu trabalho orientar suas equipes para que mantenham a distância e lavem as mãos com frequência, se desinfetando rotineiramente. Cuide para que todos mantenham a máscara e, se possível, oriente que, na hora de almoço, ninguém fique junto, no mesmo local ao mesmo tempo.

Disponibilize álcool gel para todos, contrate uma empresa de limpeza e conservação para manter o ambiente conservado, feche o refeitório e invista em quentinhas ou refeições transportada para seus funcionários.